quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Boa imagem à procura de uma empresa

Uma bola institucional está pingando na boca da trave para as empresas que atuam no Brasil e nenhuma delas ainda a empurrou para dentro do gol. Da mesma forma como a luz nasce do caos, esse clima horrível que vivemos – a corrupção finalmente exposta após séculos de patrimonialismo e capitalismo de laços, o descrédito generalizado por políticos e empresários, o definhamento da imprensa tradicional, a polarização de opiniões boçais que as redes sociais nos obrigam a conhecer – oferece oportunidade ímpar para uma empresa que deseje projetar seu perfil cidadão e assim se diferenciar positivamente.

Não gastando em propaganda despropositada com artistas de TV simpáticos – como se ninguém percebesse que a verdadeira razão desse tipo de publicidade é tentar “comprar” a simpatia da grande mídia e da população, o que produz a imagem oposta à desejada. Mas sim concebendo e divulgando adequadamente uma alma de civilidade para sua marca e associando-a a seus produtos e serviços.

Sempre que alguém se refere à área de Assuntos Institucionais como “de Comunicação” eu observo que Comunicação é a última atividade desse setor. Seu dever fundamental é antes esculpir a personalidade pública da empresa, promover iniciativas que engajem e envolvam seus funcionários e fornecedores para que deem substância a essa personalidade – não com discursos e sim por meio de ações concretas – e só então divulgar.

Mais que sempre a opinião pública brasileira busca hoje pessoas e empresas que tenham o respeito a valores como cerne. Valores como integridade, comportamento ético, participação comunitária, transparência, respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente estão em grande demanda. Em uma palavra, sustentabilidade. Como se nota, nada muito extraordinário, mas infelizmente perfis empresariais assim não se conhecem muitos.


Neste clima de incredulidade que nos cerca, a empresa que primeiro assumir esse paradigma institucional beberá, como se diz, água mais limpa. 

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