Num
texto anterior elenquei algumas vinhetas que demonstram de que forma o
investimento sistemático no bom relacionamento com a imprensa ajuda
concretamente uma empresa e suas marcas a aprimorar sua imagem junto à opinião
pública, inclusive aos olhos de instituições financeiras, fornecedores,
acionistas e todos os demais stakeholders.
Mas
vamos a um pequeno teste para avaliar se o investimento no relacionamento com a
mídia efetivamente agrega valor a empresas e marcas.
Responda:
2. De que tipo de empresa você compraria ações: de uma cujas
1.
Onde
você prefere trabalhar: em uma empresa mencionada
regularmente e de forma positiva em jornais e revistas, ou em
uma companhia pouco conhecida?
regularmente e de forma positiva em jornais e revistas, ou em
uma companhia pouco conhecida?
2. De que tipo de empresa você compraria ações: de uma cujas
realizações e produtos
são divulgados com alguma freqüência pela
imprensa, ou de outra, com a qual isso não acontece?
imprensa, ou de outra, com a qual isso não acontece?
3.
Qual
produto você prefere adquirir: o de marca conhecida e respeitada,
ou seu concorrente pouco divulgado?
ou seu concorrente pouco divulgado?
4.
Sendo
você um político que deseja atrair investimentos para sua região,
prefere que ali se instale uma empresa conhecida, proprietária de
marcas famosas, ou outra, que poucos conhecem?
prefere que ali se instale uma empresa conhecida, proprietária de
marcas famosas, ou outra, que poucos conhecem?
5.
Se
você é um legislador ou governante, sente-se mais seguro
negociando com uma empresa de perfil aberto e que mantém
bom relacionamento com a imprensa, ou com uma firma que não possui
essas características?
negociando com uma empresa de perfil aberto e que mantém
bom relacionamento com a imprensa, ou com uma firma que não possui
essas características?
6.
Qual
destas empresas terá melhor diálogo com o presidente da
Comissão de Valores Mobiliários e com as autoridades do mercado
financeiro: a companhia transparente, que com freqüência fala à mídia
sobre seu despenho e demonstra ter boa governança corporativa, ou
a que se oculta?
Comissão de Valores Mobiliários e com as autoridades do mercado
financeiro: a companhia transparente, que com freqüência fala à mídia
sobre seu despenho e demonstra ter boa governança corporativa, ou
a que se oculta?
7.
Que
tipo de empresa merecerá mais boa vontade da comunidade em
que opera: a que participa ativamente da vida do local, divulgando
pela mídia essas e suas demais realizações, ou outra, pouco
participativa e pouco conhecida?
que opera: a que participa ativamente da vida do local, divulgando
pela mídia essas e suas demais realizações, ou outra, pouco
participativa e pouco conhecida?
8.
A
seus olhos, qual empresa terá melhor reputação e imagem: a que,
quando é vitima de uma crise institucional, toma a iniciativa de ir à
imprensa para dar explicações e informações, ou uma companhia que,
acuada por essa espécie de problema, se recusa a falar com os
jornalistas e, quando mencionada nos jornais, é sempre como
“procurada, a empresa não quis pronunciar-se”?
quando é vitima de uma crise institucional, toma a iniciativa de ir à
imprensa para dar explicações e informações, ou uma companhia que,
acuada por essa espécie de problema, se recusa a falar com os
jornalistas e, quando mencionada nos jornais, é sempre como
“procurada, a empresa não quis pronunciar-se”?
9.
Se
você fosse ecologista, para com que tipo de empresa teria
disposição mais favorável: aquela que toma todas as
providências conservacionistas necessárias e divulga esse fato pela mídia,
ou uma companhia cuja atuação no campo ambiental é no mínimo
desconhecida?
disposição mais favorável: aquela que toma todas as
providências conservacionistas necessárias e divulga esse fato pela mídia,
ou uma companhia cuja atuação no campo ambiental é no mínimo
desconhecida?
10. Qual
o perfil de empresa que tem maior probabilidade de ser vítima
de uma greve: a que se relaciona regularmente e negocia de forma
profícua com as lideranças sindicais, divulgando pela imprensa suas
posturas e posições, ou a companhia fechada à opinião publica, que só
se aproxima dos sindicatos de trabalhadores nas épocas de dissídio
e nunca dá esclarecimentos aos jornalistas sobre suas propostas?
de uma greve: a que se relaciona regularmente e negocia de forma
profícua com as lideranças sindicais, divulgando pela imprensa suas
posturas e posições, ou a companhia fechada à opinião publica, que só
se aproxima dos sindicatos de trabalhadores nas épocas de dissídio
e nunca dá esclarecimentos aos jornalistas sobre suas propostas?
Alguma
dúvida?
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