quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Prova dos Dez

Num texto anterior elenquei algumas vinhetas que demonstram de que forma o investimento sistemático no bom relacionamento com a imprensa ajuda concretamente uma empresa e suas marcas a aprimorar sua imagem junto à opinião pública, inclusive aos olhos de instituições financeiras, fornecedores, acionistas e todos os demais stakeholders.

Mas vamos a um pequeno teste para avaliar se o investimento no                 relacionamento com a mídia efetivamente agrega valor a empresas e marcas. Responda:

1.   Onde você prefere trabalhar: em uma empresa mencionada    
      regularmente e de forma positiva em jornais e revistas, ou em 
      uma companhia pouco conhecida?

     2.      De que tipo de empresa você compraria ações: de uma cujas 
      realizações e produtos são divulgados com alguma freqüência pela
      imprensa, ou de outra, com a qual isso não acontece?

3.    Qual produto você prefere adquirir: o de marca conhecida e respeitada,
     ou seu concorrente pouco divulgado?

4.    Sendo você um político que deseja atrair investimentos para sua região,
     prefere que ali se instale uma empresa conhecida, proprietária de
     marcas famosas, ou outra, que poucos conhecem?

5.   Se você é um legislador ou governante, sente-se mais seguro
      negociando com uma empresa de perfil aberto e que mantém
      bom relacionamento com a imprensa, ou com uma firma que não possui
      essas características?

6.    Qual destas empresas terá melhor diálogo com o presidente da 
     Comissão de Valores Mobiliários e com as autoridades do mercado
     financeiro: a companhia transparente, que com freqüência fala à mídia
     sobre seu despenho e demonstra ter boa governança corporativa, ou
     a que se oculta?

7.   Que tipo de empresa merecerá mais boa vontade da comunidade em
     que opera: a que participa ativamente da vida do local, divulgando
     pela mídia essas e suas demais realizações, ou outra, pouco
     participativa e pouco conhecida?

8.   A seus olhos, qual empresa terá melhor reputação e imagem: a que,
    quando é vitima de uma crise institucional, toma a iniciativa de ir à
    imprensa para dar explicações e informações, ou uma companhia que,
    acuada por essa espécie de problema, se recusa a falar com os
    jornalistas e, quando mencionada nos jornais, é sempre como
    “procurada, a empresa não quis pronunciar-se”?

9.   Se você fosse ecologista, para com que tipo de empresa teria
    disposição mais favorável: aquela que toma todas as
    providências conservacionistas necessárias e divulga esse fato pela mídia,
    ou uma companhia cuja atuação no campo ambiental é no mínimo
    desconhecida?

10. Qual o perfil de empresa que tem maior probabilidade de ser vítima
     de uma greve: a que se relaciona regularmente e negocia de forma
     profícua com as lideranças sindicais, divulgando pela imprensa suas
     posturas e posições, ou a companhia fechada à opinião publica, que só
     se aproxima dos sindicatos de trabalhadores nas épocas de dissídio
     e nunca dá esclarecimentos aos jornalistas sobre suas propostas?

Alguma dúvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário