segunda-feira, 16 de julho de 2012

A Cara Política da Empresa

Estou ousando começar hoje este blog para divulgar e comentar as iniciativas (e também as dificuldades) das empresas e entidades em sua função institucional, ou seja em sua interface com a comunidade e a sociedade.
Há inúmeros outros blogs que lidam com Comunicação, Jornalismo, Relações Públicas e Opinião Pública. Talvez exista, mas não conheço algum que trate exclusivamente das posturas e ações empresariais voltadas para seu relacionamento com a sociedade.
A idéia aqui é mais divulgar essas iniciativas do que escrever teoria. Prometo só cometer comentários quando tiver algo a dizer, não apenas para encher espaço. Quem trabalha com Assuntos Institucionais sabe que não é fácil divulgar, para um ambiente profissional, as políticas e as ações das empresas. O que é divulgado em geral é somente o aspecto que elas possam ter de "noticia" (boa ou ruim), não os por ques, os comos e os resultados percebidos pelas empresas.
No entanto cada vez mais as empresas estão sendo impelidas a não apenas "se relacionar", "dialogar" com as comunidades e sociedades, mas até mesmo a nelas intervir, para melhorar a vida das pessoas. As grandes carências sociais do Brasil provocam essa situação e o governo apoia essa intervenção e até obriga a ela, por reconhecer que não consegue suprir todas as necessidades da sociedade em todos os recantos do País.
Em consequência, as empresas passam a atuar em políticas públicas, papel que a rigor não lhes cabe, pois elas existem primordialmente para produzir e vender produtos e serviços, ganhando dinheiro com  isso. Mas são forçadas a passar a ter uma "cara política" (no melhor sentido dessa palavra), para poderem obter a autorização, a licença diária da sociedade para operar.
Espero que meus colegas da área institucional das empresas e outras pessoas interessadas neste assunto colaborem com este blog. Mandem suas noticias, para divulgar seu trabalho. Essa é a finalidade deste novo espaço. Ele começa bem simplezinho, mas, se conseguir conquistar o interesse dos leitores e dos que ajudarem a construir seu conteúdo, prometo ir fazendo aprimoramentos com o tempo.
Um abraço a todos.

4 comentários:

  1. EXCELENTE INICIATIVA, Nemércio. Vc poderá contar com este amigo aqui tb. Com meu abraço,
    Nelson Tucci

    ResponderExcluir
  2. Prezado Nemércio.

    Gostei muito do seu blog, realmente estava faltando em nosso meio um canal deste tipo.

    Com certeza com toda a sua experiência este novo canal terá muito o que contribuir.

    ResponderExcluir