Mas vamos a um pequeno teste para avaliar se o
investimento no relacionamento com a mídia efetivamente agrega valor a empresas
e marcas. Responda:
1. Onde você prefere trabalhar: em uma empresa mencionada
regularmente e de forma positiva em jornais e revistas, ou em uma companhia
pouco conhecida?
2. De que tipo de empresa você compraria ações: de uma cujas
realizações e produtos são divulgados com alguma freqüência pela imprensa, ou
de outra, com a qual isso não acontece?
3. Qual produto você prefere adquirir: o de marca conhecida
e respeitada, ou seu concorrente pouco divulgado?
4. Sendo você um político que deseja atrair investimentos
para sua região, prefere que ali se instale uma empresa conhecida, proprietária
de marcas famosas, ou outra, que poucos conhecem?
5. Se você é um legislador ou governante, sente-se mais
seguro negociando com uma empresa de perfil aberto e que mantém bom
relacionamento com a imprensa, ou com uma firma que não possui essas
características?
6. Qual destas empresas terá melhor diálogo com o presidente
da Comissão de Valores Mobiliários e com as autoridades do mercado financeiro:
a companhia transparente, que com freqüência fala à mídia sobre seu despenho e
demonstra ter boa governança corporativa, ou a que se oculta?
7. Que tipo de empresa merecerá mais boa vontade da
comunidade em que opera: a que participa ativamente da vida do local,
divulgando pela mídia essas e suas demais realizações, ou outra, pouco
participativa e pouco conhecida?
8. A seus olhos, qual empresa terá melhor reputação e
imagem: a que, quando é vitima de uma crise institucional, toma a iniciativa de
ir à imprensa para dar explicações e informações, ou uma companhia que, acuada
por essa espécie de problema, se recusa a falar com os jornalistas e, quando
mencionada nos jornais, é sempre como “procurada, a empresa não quis
pronunciar-se”?
9. Se você fosse ecologista, para com que tipo de empresa
teria disposição mais favorável: aquela que toma todas as providências
conservacionistas necessárias e divulga esse fato pela mídia, ou uma companhia
cuja atuação no campo ambiental é no mínimo desconhecida?
10. Qual o perfil de
empresa que tem maior probabilidade de ser vítima de uma greve: a que se
relaciona regularmente e negocia de forma profícua com as lideranças sindicais,
divulgando pela imprensa suas posturas e posições, ou a companhia fechada à
opinião publica, que só se aproxima dos sindicatos de trabalhadores nas épocas
de dissídio e nunca dá esclarecimentos aos jornalistas sobre suas propostas?
Alguma dúvida?
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