domingo, 17 de maio de 2020

Não fui noticia pr´o Maklouf. Bolsonaro é.


Um grandíssimo repórter nos deixou. Luiz Maklouf Carvalho. Das páginas, já o conhecia e admirava. Mas encontrei-o pessoalmente quando, uns anos atrás, ele fazia uma matéria para Piauí sobre empresas de Relações Públicas – procurando, como sempre agem os repórteres que fazem a diferença em seu ofício, alguma linguiça por debaixo do angu.

Minha admiração aumentou. Mas não fui notícia. Conversamos longamente, dei-lhe carona até a estação do Metrô mais próxima, porém minha conversa não deu samba. A reportagem saiu, mas eu não estava lá.

Sempre, desde antes desse episódio, acompanhei as matérias com sua assinatura. Era uma grife do Jornalismo com caixa alta.  Principalmente, nos últimos anos, no Estadão, com destaque para os textos sobre os tempos de quartel da pessoa que ocupa hoje o Palácio do Planalto.

As constatações que Maklouf fez sobre esse assunto depois viraram livro (“O Cadete e o Capitão: A Vida de Jair Bolsonaro no Quartel”, Editora Todavia), uma apuração jornalística cirúrgica sobre os primeiros anos de vida e principalmente a respeito do processo em que o atual presidente foi acusado pelos próprios militares de planejar um atentado com bombas contra quarteis, em campanha por aumento de soldo, após ter publicado um artigo assinado com essa reivindicação na revista Veja.

O processo incluía até desenhos explicando como se acionava uma bomba, que Veja atribuiu ao então capitão, o qual os teria entregue pessoalmente à repórter da revista.
No fim foi absolvido, de forma, segundo a apuração de Maklouf, bastante nebulosa. Logo em seguida saiu do Exército e virou político, sempre no baixo clero, durante quase 30 anos.

Convido todos os que desejarem conhecer melhor o notável jornalista Luiz Maklouf Carvalho e todos os verdadeiros cidadãos de bem deste País que tiverem na alma e no coração o bem do Brasil a lerem seu livro.

2 comentários:

  1. Nunca mais navego pelas redes, a não ser quando busco notícias de grandes pessoas e não as comsigo por outros meios.
    Foi assim hoje. E me deparei com este post essencial.

    ResponderExcluir
  2. Nunca mais navego pelas redes, a não ser quando busco notícias de grandes pessoas e não as comsigo por outros meios.
    Foi assim hoje. E me deparei com este post essencial.

    ResponderExcluir